11 maio 2012

Orgulho e Preconceito

Oi gente! Hoje eu estava meio inspirada então aqui vem um livro bem conceituado. 

Orgulho e Preconceito é um excelente e cativante clássico inglês de Jane Austen.

A história começa a ser narrada em Outubro de 1811 e se passa em uma Inglaterra campestre.

O Sr e a Sra Bennet vivem em Longbourn com suas cinco filhas (em ordem de nascimento): Jane, Elizabeth, Mary, Catherine e Lydia. A personalidade delas é extremamente diferente, a mais velha é dona de uma beleza indescritível, Elizabeth é sensata e culta, Mary é muito estudiosa e a única musicista da família, Kitty é ingênua já que segue todos os passos da irresponsável Lydia.

A mãe criou as meninas com um único propósito em mente que é de arranjar-lhes um bom marido porque a propriedade onde vivem será herdada pelo primo delas, pois elas não possuem um irmão.

Então não é surpresa para ninguém que a Sra Bennet fique mais que eufórica com a mudança do jovem e rico Charles Bingley a Netherfield, a propriedade vizinha. Após alguns dias de sua chegada, ele é apresentado oficialmente aos vizinhos em um baile. Junto com ele estão suas duas irmãs e outro cavalheiro, o Sr Fittzwillian Darcy.

Automaticamente o Sr Bingley fica fascinado com os encantos de Jane. Ele se mostra agradável, educado e pomposo ao passo que seu do amigo Darcy só erradia orgulho e arrogância. Durante as danças Charles não fica satisfeito ao ver o seu amigo sozinho, sem ter nenhuma companheira para dançar, assim ele pergunta o que o Sr Darcy acha da irmã de Jane, Elizabeth. Ele simplesmente responde que ela possui "uma beleza tolerável".

Muitos dias se passam e os encontros entre a Srta. Bennet e o Sr Bingley ficam cada vez mais frequentes apesar do descontentamento implícito da irmã do último. Uma hora Jane foi convidada para jantar em Netherfield, aonde ela vai a cavalo quando uma tempestade a alcança, fazendo com que fique doente e tenha que passar algum tempo com eles até se recupere. Preocupada Elizabeth vai até a casa e é convidada a permanecer até que Jane esteja apta a retornar para o lar.

Durante os cinco dias que se passaram a Srta. Bingley não ficou nada feliz ao ver que o irmão está cada vez mais interessado na hospede doente e fica mais descontente com o fato do Sr Darcy vendo a outra Srta. Bennet de outra maneira já que quase todas às vezes sua atenção está voltada para ela.

Elizabeth e Jane deixam Netherfield. Após o retorno das meninas, a família recebe a visita do primo herdeiro, o Sr Collins, um jovem clérigo que possui uma admiração especial pela sua senhora Lady Catherine de Bourght.

A milícia militar chega à cidade as Srtas. Beneti logo fazem amizade com o tenente Ficham, quem por um acaso compartilha um passado nada diplomático com o Sr Darcy.

O Sr Collins acompanha as primas a um baile em Netherfield, sem, no entanto querer sair do lado de Elizabeth, que é socorrida pela amiga Charlotte Lucas. O Sr Bingley sempre dançava junto de Jane e para total surpresa de Elizabeth, Darcy pede a sua companhia para próxima dança e o convite foi aceito. Enquanto eles dançam, rola uma conversa bem tensa.

Alguns dias depois o Sr Collins pede a mão de Elizabeth com o principal argumento de que essa união beneficiará a ambos já que ele é o herdeiro da sua casa e diz ainda que promete que lhe dará uma vida muito confortável. Elizabeth recusa e o Sr Collins se casa em Dezembro de 1811 com Charlotte.

Algum tempo se passa e de uma hora para outra todos os moradores de Netherfield retornam para Londres sem mais explicações. Jane fica arrasada e vai passar alguns dias na casa do seu tio Gardiner também em Londres, mas lá ela não encontra o que deseja.
Em Março de 1812 Elizabeth vai visitar os Collins em sua nova residência. Ela passa agradáveis momentos com Charlotte e quando vai conhecer a Lady Catherine, Darcy é o seu hospede especial. Ele é o sobrinho da lady. Durante sua estadia, Elizabeth descobre que o motivo da separação da irmã e do Sr Bingley. De acordo com o primo de Darcy, ele só fez isso porque pensava que Jane não correspondia aos sentimentos do amigo.

Elizabeth pensou tanto no fato que acabou tendo uma terrível dor de cabeça, resultando na ilustre visita de Darcy. Nessa visita ele pede a sua mão em casamento. Alegando que a ama ardentemente, está disposto a esquecer da condição inferior da dama e engolir todo o seu preconceito existente pela sua família dentre muitos outras. Pode-se pensar que ela aceita no mesmo instante, porém Lizzy recusa dizendo que com essas palavras ele feriu todo o seu orgulho e a crueldade com a irmã e o Sr Ficham são motivos adjacentes. No outro dia Darcy a entrega uma carta explicando muitas coisas.

Elizabeth volta para casa com um forte peso na consciência por ter pensado desse jeito em Darcy.
Muito tempo se passa e Lizzy vai viajar com seus tios até a cidade vizinha e como estão perto, resolvem parar em Pemberley, a casa do Sr Darcy que está aberta para visitação. Eles fazem um tour pelo local e Elizabeth o encontra de surpresa. Nesse momento, Darcy é todo cortes. Elizabeth e seus tios são convidados a passar o dia em Pemberley.

Um novo laço está surgindo entre a Srta. Bennet e o Sr Darcy até que eles recebem um comunicado: Lydia fugiu com... E os tios e Lizzy voltam para Lougbourn.
E
ntão galerinha, como será que todos os problemas da família Bennet serão resolvidos? Qual é o problema entre Ficham e Darcy? Será que isso tem relação com Lydia? Jane se reconciliará com Bingley? Elizabeth e Darcy deixarão de lado todo o preconceito pela a condição social do outro e o orgulho pela sua própria estragarem sua felicidade?

OMG eu simplesmente me deliciei com a história e se prestar atenção veremos que tem uma lição sobre felicidade: Nunca deixe motivos fúteis ficar no caminho entre você e ela.

PS: O filme homônimo estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen faz jus à história do livro então vale a pena assistir.

Boa Leitura ;)

2 comentários: